O Bonsai de origem japonesa, escreve-se 盆栽 ou bon-sai... Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing «盆景») assim eram plantadas como prática habitual da sua atividade de jardinagem.
Um bonsai não é apenas uma árvore pequena de vaso raso, mas sim uma réplica de uma árvore da natureza em modo mais pequeno, como qualquer ser vivo tem o seu crescimento a seu tempo e pode atingir vários metros de altura ao longo dos anos. Deve simular-se os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os seus galhos, para além das marcas do tempo e da estrutura geral dos galhos. É essencialmente uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.
No Ocidente o cultivo de bonsai como passatempo desenvolveu-se bastante nos últimos 200 anos e hoje estas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo. O crescente interesse pelo bonsai é partilhado com a crescente atenção dada às artes Orientais nos últimos anos. Apesar de parecer um passatempo extremamente exótico, o cultivo de árvores em miniatura não é por si só muito mais complexo do que a jardinagem comum aplicada a plantas em vasos. A diferença básica é o cuidado para reproduzir as características de uma árvore de porte muito maior, e aí reside a dificuldade.
O Bonsai que temos nas fotografias é da espécie "Ligustrum", tem uma folha muito bonita, tem flor na primavera e até pode vir a dar fruto, mas não será comestível.
Os bonsai, neste caso este é de interior mas também existe de exterior, eles requerem muito cuidado, uma estima muito especial visto serem muito sensíveis mas ao mesmo tempo se forem bem tratados ficarão resistentes e podem crescer ao longo dos anos. Quem os trata é que dará forma à copa do bonsai, assim como uma boa poda, dará anos e anos de vida a um bonsai. Qualquer bonsai deve receber sol diretamente nas suas folhas. O "Ligustrum" é uma planta muito sensível ao frio, normalmente o seu crescimento paralisa com temperaturas abaixo dos 15ºC. A exposição do "Ligustrum" ao sol favorece a floração e a frutificação. A rega num bonsai deverá ser feita quando a terra junto da raiz que se encontra exterior ao vaso ficar seca, ou seja, é sempre aconselhável que a terra de um bonsai esteja sempre húmida, as temperaturas a que estão expostos também requerem alguma atenção, pois esta altera as alturas em que se deve fazer a rega e a quantidade da mesma. Enfim espero uma longa duração nesta nova aventura.
Alguns apontamenstos tirados da wikipedia.org, outras da página web portuguesa de luso-bonsai.
Sem comentários:
Enviar um comentário