quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Poluição Luminosa, e seus Efeitos no Planeta e Sociedade Civil

 Depois de alguns anos de luta porque na minha zona de residência, junto do meu quarto havia um desses globos de uma iluminação extrema, que até, durante a noite dentro do meu quarto iluminava enquanto eu pretendia dormir, obrigando-me a dormir com todos os estores fechados praticamente sem entrar nenhum ar no meu quarto, e de Verão, o que eu passava para conseguir dormir. Até que resolvi escrever uma carta para a EDP e para a Câmara Municipal de Évora, demorou cerca de 2 / 3 meses até que aprovassem a remoção do dito candeeiro, mas que infelizmente ficaram os outros todos causando todos os males possíveis e imaginários, que como explica a International Dark-Sky Association na sua pagina da web; http://www.darksky.org/ , ou como fala este amigo Guilherme de Almeida, que tem dois livros sobre o céu e as estrelas e pelo menos um artigo publicado na Internet cujo pagina passo a citar; http://www.darkskyalqueva.com , é por aqui que aprendemos um pouco sobre a Poluição Luminosa e sobre os seus efeitos prejudiciais, no céu, no nosso sono, na nossa saúde, na nossa carteira.... e ficávamos aqui uma eternidade para emendar um erro que mais uma vez parte dos nossos governantes, de quem faz os projetos, de quem os aceita e diz "muito bem, mande construir" de quem tem a obrigação de pensar, será que o pensamento deles já vai para além das estrelas já não fica só no papel, conseguem poluir o nosso céu que é desde alguns anos muito bem protegido por uma ONG, infelizmente é quase sempre assim, têm que ser entidades privadas a lutar pelo que mais devia ser zelado no nosso Planeta Terra. 
 Houve uma vez, em que o jornal aqui da zona alentejana, o Diário do Sul, um jornal pelo qual eu tenho todo o apreço, que até gosto de ler, uma vez tinha uma faca espetada nas costas. Ora numa edição já lá vai uns meses, vinha em primeira página, uma referencia à zona protegida junto à zona do Alqueva, em que referia que mais ou menos a partir da data daquela publicação, aquela seria e faria parte de um itinerário ou rota da Dark-Sky Association, na qual era um ponto ideal para ver e observar as estrelas, tudo bem até aqui, esqueceram-se foi de referir ...talvez por algum interesse daqueles que infelizmente passam cada vez mais debaixo dos nossos olhos... É que é tudo muito bonito e até aprecio a ideia, podiam também ter dito que nessa rota ou itinerário da próxima vez que houver uma observação, "espero que seja divulgada" penso que até  seja bastante interessante ir ao Alqueva, mas para que divulgar o nome de uma organização que não está focada nos itinerários ou rotas criadas pelas autarquias ou regiões de turismo, mas sim em identificar o problema pela raiz e não entrar em rodeios. Ora se ao dizerem e darem a noticia sobre a tal rota de observação junto ao Alqueva porque não dizerem que cada vez mais nas grandes cidades, estão se a criar focos de grande poluição luminosa, e Évora não é excepção, obra de um mau planeamento de iluminação. Ora se sabem dar o lado bom numa noticia (que aqui seria ver as estrelas de tal ponto com tal visibilidade) também poderiam identificar e alertar a população para o que infelizmente faz o afastamento desse fenómeno (o de olhar e ver as estrelas durante a noite). Aqui na minha zona já dei o exemplo não vou repetir talvez mais para a frente possa colocar mais uma fotografias mas agora fico-me por aqui, passo a palavra a quem de estudos tem o direito e saber. A primeira imagem é de uma publicação minha feita na rede social Facebook poucos dias depois terem publicado essa noticia no jornal.

Livros e até onde nos levam...Livro4 - O Caderno de Maya

O Caderno de Maya, leva-nos à descoberta de qual o motivo de uma fuga de uma adolescente que ainda muito nova já enfrentava problemas na sua vida. Desde muito cedo este livro leva-nos por uma aventura de tão complicada incisão na leitura, como anda para trás e para a frente, dificultando-nos a vida até à ultima pagina onde fica tudo ao descoberto, onde simplesmente os laços familiares são os mais fortes que possa haver e que se possam sentir por um familiar, principalmente vindo de uma avó que nos cuidou a maior parte da nossa infância, quando a mãe decidiu voltar as costas a Maya Vidal, e o seu pai, piloto aviador de uma companhia aérea  que raramente parava em casa, a não ser pelo Natal para estar com os familiares. Neste livro aprende-se a dar o verdadeiro valor, e a reconhecer quem está connosco nos momentos mais difíceis e quando mais precisamos da sua ajuda.

         «Tell me, what else should I have done?
          Doesn´t everything die at last, and too soon?
          Tell me, what is it you plan to do with your one wild and precious life?»

                                                               de:  Mary Oliver, The Summer Day

                         "Diz-me, que outra coisa deveria ter feito?
                           Não morre tudo um dia, e cedo de mais?
                           Diz-me, que planeias fazer com a única vida que tens, selvagem e preciosa."

Se pretendes comprar, ler ou estás a ler este livro, em baixo tens um breve resumo, por isso não é aconselhável para quem pretende alguma das três opções descritas no inicio desta frase.

domingo, 7 de outubro de 2012

Para Quem Gosta Um Pouco Desta Matéria - ou se interessa um pouco por Ciência

Asteroide de 50 metros vai passar perto da Terra, acontecimentos desta natureza são infelizmente raramente visíveis pelo comum cidadão, ou bem dito, a olho-nu. Mas são acontecimentos que são registados por satélites que prevêem a sua chegada ou passagem se preferirem, e gravam esse momento.

Falou-se à uns meses atrás ou até mesmo em finais de 2011 e primeiros meses de 2012, nas fortes tempestades solares que prejudicaram comunicações de rádio em aviões e até mesmo comunicações terrestres vias rádio, a população em alguns lugares do planeta foi mesmo alertada para que tivessem cuidado com a exposição ao Sol, devido à atividade das explosões, ou erupções solares, que iriam provocar alterações na intensidade dos raios ultra-violeta à chegada ao Planeta Terra.

Não esquecer de dizer que este asteróide passa numa altura em que ocorre uma chuva de meteoritos da Constelação de Draco e a qual  é acompanhada por o tal Asteróide. 

Resta também dizer que este fenómeno está a acontecer de Sábado "06/Outubro 2012" a Terça-Feira "09/Outubro 2012", o Asteróide aconteceu no Domingo, dia 07/Outubro de 2012.

Constelação Draco, imagem retirada do Google Imagens
Texto de: Ricardo Antunes
Imagens da Google Imagens