segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Livros e até onde nos levam... Livro 1 - O primeiro de muitos

 Desde muito novo me interessei por leitura, na escola e mais tarde nos cursos que frequentei, quando havia oportunidade para ler eu queria ser o primeiro. Agora vou tentar deixar aqui breves resumos de livros que já tive a oportunidade de ler e dar a conhecer histórias magnificas do meu ponto de vista, daí eu dizer até onde a leitura nos leva, por vezes vimos-nos no papel da personagem principal, outras vezes temos que reler e voltar a trás para ler novamente, e tentar perceber o que a autora nos quer transmitir com aquelas palavras com aquelas frases, com a mensagem que ela quer deixar. Acho tão interessante, que por vezes sinto-me cansado de ler um livro que seja maior, mas sempre com vontade de chegar ao fim da história. 

 Posso aqui falar do primeiro livro que li "Traços e Riscos de Vida","uma abordagem qualitativa a modos de vida juvenis" bem, posso dizer que é diferente dos outros, porque? Porque nas suas paginas não tem precisamente uma história com personagens principais, ou secundarias, nem se trata bem de uma história, é mais contos reais de pessoas que em relatos e interpretações, dos vários discursos que vários autores vão deixando durante as paginas deste magnifico livro, nos vão contando 6 temas que nos deixam presos às suas palavras isto para quem gosta um bocadinho dos finais do séc. XX e XXI. Digo isto porque quem tiver gosto por estes temas vai ler este livro até ao fim, temas como,« A gravidez em mães adolescentes (Traços Redondos)»,«A experimentação de drogas (Traços, laços e dependências)»,«Aculturação e identidade de jovens de origem africana (Traços negros)»,«A cultura dos jovens graffiters (Traços falantes)»,«Percursos juvenis na noite do Bairro Alto (Traços noturnos)»,«Ravers e Raving (Traços contínuos de diversão)».




 Achei um livro ao início de difícil leitura, porque apresentava imensas opiniões, imensos retratos e não uma história continua, como seria ideal começar o meu plano de leitura, não era como esperava que fosse o plano do livro, mas achei o tema interessantíssimo, por isso comprei e hoje está na minha prateleira onde guardo todos os meus livros, os meus, Parabéns aos autores.


Texto de: Ricardo Antunes
Imagens retiradas do Google Imagens

Sem comentários:

Enviar um comentário